FERAS UFAL: parabéns pela conquista! Sejam bem vindos ao mundo acadêmico.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Trote é coisa de cavalo!

Uma ótima dica para quem está começando o curso de jornalismo é visitar o blog NovoEmFolha – da Folha Online. Nele, o aluno poderá encontrar dicas de livros, sites, tendências jornalísticas, além de textos relevantes para o período acadêmico e para a profissão. Recomendo que vocês visitem a página e ilustro o post com um texto indicado de lá, para que já se sinta o clima do blog. Como a época pede, escolhi postar algo sobre a prática do trote violento nas universidades, para leitura e discussão.


A reportagem indicada foi tirada do site do Estadão, e data 16 de fevereiro de 2009.

Câmara decide votar criminalização

de trote violento

Proposta prevê processo contra os estudantes que praticarem
trote e pune a universidade ele acontecer


Denise Madueño - Agencia Estado

BRASÍLIA - A Câmara decidiu votar nesta semana, em regime de urgência, o projeto que torna crime o trote violento praticado contra os calouros que entram nas universidades. A proposta prevê a abertura de processo contra os estudantes que praticarem o trote, pune a universidade onde houver esse tipo de violência e permite o trote cidadão ou social. O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) conclui nesta segunda-feira, 16, um novo texto para ser votado no plenário usando como base 15 projetos de lei sobre o assunto que estão tramitando na Casa desde 1995.


O deputado antecipou as linhas básicas da proposta. O projeto vai, primeiramente, reconhecer que o trote violento é prática de crime, que pode ser enquadrado como constrangimento ilegal, lesão corporal e homicídio, por exemplo. Além disso, a proposta vai responsabilizar as universidades, se seus alunos forem submetidos à violência em suas dependências.


Pelo texto de Dino, as faculdades serão obrigadas a processar os alunos que praticarem o trote violento. Nessa mesma linha, elas terão a responsabilidade de proteger os seus estudantes. "As universidades serão obrigadas a fiscalizar e, se houver trote violento em suas dependências, receberão sanções", disse Dino. O deputado vai estabelecer multa no caso do descumprimento da instituição. A proposta do deputado vai também criar instrumentos para dar base legal ao trote. Nesse caso, só serão permitidos os que tiverem objetivo social e de cidadania.

Deixem suas opiniões!

0 opiniões:

Postar um comentário

 

Home | Blogging Tips | Blogspot HTML | Make Money | Payment | PTC Review

Bastidores da 9° Secom © Template Design by Herro | Publisher : Templatemu